Salpêtrière Espaço Psicanalítico
Quem somos?
O que é Salpêtrière? Essa costuma ser a pergunta feita por aqueles que se interessam em saber um pouquinho de nossa história. Então, vamos lá!! Eu Aristela Barcellos de Andrades me formei em 2006 em Psicologia e sempre tive trabalhos e grupos de estudos juntamente a outros colegas na cidade de Santa Maria – RS. Em 2011, eu, juntamente a duas outras colegas, diante de nossos estudos psicanalíticos, resolvemos dar um nome ao espaço de estudos que estava sendo construído durante nossos encontros, e o mesmo se chamou Espaço La Salpêtrière.
Naquele tempo, fui pesquisar o que significava esse nome, o nome de um lugar onde pensadores importantes para a psicanálise haviam deixado seus testemunhos. Salpêtrière deriva da palavra francesa salpêtre que significa salitre, um componente presente na pólvora. A edificação do Hospital Salpêtrière em Paris foi construída no século XVII com o intuito de ser uma fábrica de pólvora. Todavia, após 15 anos o prédio se transformou em um verdadeiro depósito de tudo aquilo que a sociedade parisiense julgava ser a sua verdadeira escória, tudo o que era considerado um lixo, portanto, as pessoas marginalizadas pela sociedade da época. No decorrer do tempo, a partir da Revolução Francesa essa edificação passou a se tornar um hospital e um asilo psiquiátrico para mulheres, hoje porém, atende diversas especialidades médicas. Um de seus mais famosos professores foi o médico Jean-Martin Charcot, professor de Freud quando este foi fazer um curso sobre histeria em Paris entre os anos de 1885 e 1886.
Passado um curto espaço de tempo, esse encontro com as colegas se desfez, onde cada uma seguiu um caminho. Porém, a ideia do espaço de estudos permaneceu durante anos com encontros semanais aprofundando-se na construção e estudos psicanalíticos. Em 2016, um novo encontro acontece entre duas mulheres, atravessadas pelo desejo de construção desse Espaço de estudos. Foi então, que em abril de 2020 decidimos testemunhar esse bom encontro com objetivos em comum entre eu Aristela Barcellos de Andrades e Naiana Gomes da Silva, sendo a admiração e o amor pelo que se faz através da psicanálise que nos une.
Esse enlaçamento se dá hoje através do respeito, do comprometimento e responsabilidade enquanto sujeitos desejantes na constante busca da experiência psicanalítica e na discussão junto a outros saberes. Busca daquilo que nos faz sujeitos, no discurso que discorre a transmissão, no entendimento e no testemunho de nossa própria experiência, como nos transmitiram em suas palavras, e em seus savoir-faire, Freud e Lacan.
Hoje então, renovamos esse voto de comprometimento frente ao outro, renomeando o nosso Espaço para Salpêtrière Espaço Psicanalítico. Espaço esse de construção de nossa experiência, de nosso aprendizado, através da troca de conhecimentos entre os pares e as diferentes disciplinas do saber. Sendo assim, o enlaçamento do desejo em fundar um Espaço para que possa ocorrer a transmissão da psicanálise faz com que fundemos esse lugar de pólvora, onde o discurso possa ser testemunho de um sentido. Entretanto, diferentemente do sentido do “queimado” de uma forma rápida como a explosão da pólvora, mas sim, através da “explosão” da construção da palavra, da linguagem, daquilo que o inconsciente nos afronta, e nos faz ser sujeitos.
Destinamos assim, o nosso trabalho através da escuta clínica, desde o bebê até ao idoso, de supervisão (individual e coletiva), de grupos de estudos (interno – destinados aos membros e externo – destinados aos interessados), do sarau poético e de projetos de trabalho.
Salpêtrière Espaço Psicanalítico foi refundado em abril de 2020, pelas Psicólogas e Psicanalistas Aristela Barcellos de Andrades e Naiana Gomes da Silva.
Sejam bem vindos!!
Membros:
Aristela Barcellos de Andrades, Psicóloga CRP 07/15662, Psicanalista, Membro Fundadora do Salpêtrière Espaço Psicanalítico.
Naiana Gomes da Silva, Psicóloga CRP 07/23905, Psicanalista, Membro Fundadora do Salpêtrière Espaço Psicanalítico.