O Salpêtrière Espaço Psicanalítico vem construindo e produzindo, um Espaço para se falar da formação do analista. A partir de nossos estudos internos e questionamentos sobre o lugar de formação, pensamos em compartilhar com quem desejar as discussões realizadas nesse Espaço.
Dessa forma, propõe-se a percorrer esse caminho, nesse segundo semestre de 2022, sobre a formação do analista, no que tange o tripé psicanalítico, em intenção e extensão, as formações do inconsciente, como também, a formação do analista pelo viés institucional. Alain Didier-Weill propõe, uma
leitura bastante relevante sobre essa questão e nos diz:“… parece-nos importante propor um dispositivo transassociativo que permita a todo analista – seja ele membro ou não de uma associação – pôr à prova um avanço sobre o qual ele almeja ter um efeito de só-depois diferente do habitual, produzido em reuniões nas quais os ouvintes são, na maioria das vezes, levados a responder ao que ouviram da maneira com os alunos de Freud responderam à comunicação de Rank, a saber, apropriando-se do que foi ouvido de eventualmente novo como uma ocasião para fazer ouvir seu assentimento ou dissentimento em nome do que já sabem…
Em outras palavras tratar-se-ia de poder responder, como Freud diante de seus alunos estupefatos, de que maneira um analista, na condição
de sujeito do inconsciente, pode pensar, quando não responde com o imediatismo que está ao seu alcance quando se dispõe a responder de maneira egóica. (Didier-Weill, p. 115, In: Lacan e a formação do psicanalista)”.
A proposta desse Espaço a quem se interessar é, de estudar e discutir sobre esse percurso de formação tão importante para o psicanalista. Nosso trabalho se dará em formato de grupo de estudos, onde cada sujeito, a partir de sua palavra, poderá expressar a sua opinião e suas experiências singulares de formação.
*Entrar em contato com: Aristela B de Andrades (55) 99126 9015 ou Naiana G da Silva (55) 99616 3765
*Investimento: Estudantes: R$ 20,00 e Profissionais: R$ 40,00 por encontro.